sábado, 17 de março de 2012

HISTÓRIA DO LIXO


Olá.
Hoje, nós vamos falar um pouco da história do lixo.
Vocês podem não acreditar, mas o lixo que produzimos diariamente em nossas residências e locais de trabalho, e que atualmente tem se constituído em um sério problema para o meio ambiente e para o ser humano, sim, tem uma história para ser contada. Na verdade, a história do lixo confunde-se com a história do ser humano. O lixo é uma das formas de como estudar a civilização humana, sabiam?

NOS TEMPOS ANTIGOS

A história do lixo inicia-se ainda na época das cavernas. Desde o início da história, o ser humano produzia lixo. Mas, na Idade da Pedra, a quantidade de lixo produzida ainda era pequena e sua reciclagem se dava naturalmente. Afinal, tratavam-se quase que basicamente de restos de alimentação (como ossos de animais), cadáveres e utensílios feitos de pedra, metal e argila, como as pontas de flecha e os cacos de vasos de cerâmica.
Os arqueólogos dão uma enorme importância ao lixo encontrado nas ruínas de antigas cidades ou povoados. Os objetos e restos encontrados, bem estudados, revelam os hábitos e costumes dos povos antigos, tais como a alimentação. No litoral brasileiro, principalmente nos estados do Sul, é comum a presença de sambaquis, que são montes de resíduos deixados por antigas civilizações. É nos sambaquis que, junto com ossos de peixes e de outros animais e conchas, se encontram objetos como os citados acima.
Vocês já pararam para pensar, então, que um dia, os futuros arqueólogos de, digamos, mil anos à frente, ao estudarem a nossa civilização, podem vir a escavar e estudar o nosso atual lixo? Assim, as garrafas de plástico ou garrafas de vidro (por exemplo) jogadas no ambiente podem acabar se transformando em fontes de estudo para futuros arqueólogos conhecerem os hábitos dos humanos dos dias que correm – já que esses materiais levam séculos para se decompor.
A produção de lixo começou a aumentar mesmo com o surgimento das cidades e com o aumento populacional. Os grandes agrupamentos humanos passaram a não mais se mudar de um lugar para outro. Assim, o acúmulo de resíduos passou a ser um problema.
Um dos primeiros registros de controle do lixo data de 500 a. C., na Grécia. Os primeiros lixões dos arredores da cidade de Atenas atraíam ratos, baratas e outros insetos indesejáveis. A solução foi cobrir o lixo com camadas de terra, e os gregos, assim, inventaram o que hoje chamamos de aterro controlado. No entanto, esse lixo era basicamente composto por restos de comida e de tecidos das vestimentas – ou seja, o lixo da antiguidade era quase todo orgânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário